MENU PREM1UM
× QUEM SOMOS CATÁLOGO VINHOS REGIÕES PRODUTORES REPRESENTANTES NOTÍCIAS FALE CONOSCO

Facebook Instagram

CASTELLO DI VOLPAIA

Pais Toscana, Itália
Site www.volpaia.com

PROPRIETÁRIO
Família Stianti Mascheroni

ENÓLOGO
Riccardo Cotarella – enólogo consultor

A VINÍCOLA

Construído no século XI como um vilarejo fortificado, o Castello di Volpaia fica entre Florença e Siena, na região do Chianti Classico, e ainda mantém o estilo medieval, sendo um dos mais preservados desse período. A adega se espalha por diversas casas antigas e igrejas, convertidas em instalações modernas de vinificação. O terroir e os cuidados no cultivo, de agricultura orgânica, resultam em vinhos elegantes e suculentos, que se destacam por seu estilo. Os guardiões desse tesouro são Carlo e Giovannella Stianti Mascheroni, cuja família adquiriu a propriedade no início dos anos 1960. Desde 2007, os filhos do casal, Nicolò e Federica, trabalham trabalham na empresa. Volpaia, cujo enólogo consultor é Riccardo Cotarella, é um dos top ten da região listado no guia de Hugh Johnson.

História

O Castello de Volpaia era originalmente uma aldeia fortificada construída no século XI como parte da estrutura de defesa dos florentinos contra os rivais de Siena, a qual se desenvolveu a partir de atividades agrárias nas áreas vizinhas a partir de meados do século XVI, com a relativa paz recém-estabelecida. Foi no início dos anos 1960 que Rafaello Stianti, pai de Giovannella, em meio à crise que rondava a Itália rural, adquiriu os 368 ha que incluem as muralhas, dois terços da aldeia, vinhedos, olivais e bosques. Giovannella recebeu a propriedade em 1966 e desde então Volpaia investiu continuamente para se tornar, segundo o especialista inglês em vinhos italianos Nicolas Belfrage MW, “...uma das propriedades que liderou o renascimento do vinho toscano, ... tornando-se uma das propriedades modelo da moderna Toscana.”

Terroir

Os vinhos são elaborados com uvas cultivadas organicamente. O terroir é bem específico, com altitudes entre 450 m e 650 m, e com exposição perfeita de sudeste a sudoeste. Diversas experiências foram realizadas com porta-enxertos, clones, sistemas de poda e densidades para se produzir o melhor vinho possível. O resultado inegavelmente aponta para elegância, suculência e finesse, para o que contribuem também os solos pobres, arenosos e permeáveis.

Produção e Vinificação

Os interiores de diversas casas antigas e igrejas foram convertidos em instalações modernas de vinificação – opção à construção de uma moderna cantina que não teria nada a ver com a histórica propriedade. Para tal, telhados foram desmontados e novamente remontados para o ingresso de tanques e outros equipamentos, e uma rede subterrânea de dutos em inox (vinhoduto) foi construída para interligação. Assim, Volpaia não é apenas uma magnífica atração turística, mas uma aldeia viva e produtiva com seus habitantes ligados diretamente à produção de vinhos. Riccardo Cotarella, “Enologo dell’anno 2000” (Gambero Rosso), “Winemaker of the Year 2001” (Wine Enthusiast Magazine) e “Enologo dell’anno 2001” (AIS Roma) é o consultor.


Premium

BELO HORIZONTE - 31 3282 1588 - Rua Professor Estevâo Pinto, 351 - Serra - CEP 30220-060
SÃO PAULO - 11 2574 8303 - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - CEP 01258-000

Beba com Responsabilidade

Premium

BELO HORIZONTE
Rua Estevâo Pinto, 351
Serra - CEP 30220-060
31 3282 1588

SÃO PAULO
Rua Apinajés, 1718
Sumaré - CEP 01258-000
11 2574 8303