MENU PREM1UM
× QUEM SOMOS CATÁLOGO VINHOS REGIÕES PRODUTORES REPRESENTANTES NOTÍCIAS FALE CONOSCO

Facebook Instagram

TERROIR AL LÍMIT

Pais Priorato, Espanha

PROPRIETÁRIO
Dominik A. Huber

ENÓLOGO
Dominik A. Huber

A VINÍCOLA

Dominik A. Huber nasceu na Baviera, Alemanha, e fundou a vinícola em 2003, em Torroja del Priorat, região de difícil acesso, onde o trabalho nos vinhedos é feito manualmente ou com a ajuda de cavalos. Seus vinhos são artesanais, cultuados, mas principalmente elegantes e muito refinados. É adotada a agricultura orgânica e, em alguns vinhedos, a biodinâmica. Nas safras mais recentes, os tanques de concreto substituíram as barricas no envelhecimento dos vinhos, priorizando a fruta e o terroir. A linha Terroir Històric, produzida com uvas de pequenos produtores das nove localidades da região, é um resgate das tradições do Priorato.

História

Nascido na região da Baviera, Alemanha, Dominik formou-se em administração de empresas e marketing “para agradar os pais”, mas sempre nutriu uma paixão pela produção de vinhos, chegando a estagiar numa vinícola no Priorato ainda quando estava na universidade, em 1996. Conheceu o enólogo sul-africano Eben Sadie em 2000, quando os dois passaram uma temporada na colheita da Cims de Porrera. Elaborou seu primeiro vinho no Priorato em 2001 (Dits del Terra), associado a Eben Sadie, com uvas compradas da família Pérez (Cims de Porrera), usando um pequeno espaço dessa vinícola. Em 2003, já em vinícola própria, iniciaram a expansão da linha de vinhos. Produziram a primeira safra do Arbossar e seguiram-se o Torroja, em 2005, Manyes e Tosses, em 2006, Pedra de Guix em 2008 e, em 2011, nasceu o Terra de Cuques. Em 2007, Dominik mudou-se definitivamente para o Priorato, passando a acompanhar cada detalhe do cultivo e da produção. Em 2011, Eben deixou o projeto para conduzir os negócios da família na África do Sul.

Vinificação

Dominik acredita que os vinhos devem ser feitos a partir de uvas sadias, sem nenhuma manipulação ou aditivos, com nenhuma outra proposta que não seja expressar fluidez, vitalidade e o autêntico caráter do lugar, como sugere o nome da vinícola. Para atingir seus propósitos, principalmente a partir de 2007, ele estabeleceu novos critérios na forma de elaborar seus vinhos e vem aperfeiçoando-os desde então. Passou a colher as uvas um pouco mais cedo, eliminou o uso de barricas pequenas, tornou a extração mais suave. Buscando um estilo mais elegante e próximo da Borgonha, adotou a fermentação sem desengace, sem rebaixamento do chapéu e sem remontagens, com mais infusão do que extração, e passou a utilizar barricas grandes e usadas para o envelhecimento. Os vinhos são engarrafados antes de exposição maior ao oxigênio (em estado quase redutivo), quando podem ainda ter ligeiro teor de gás residual, o que proporciona maior tensão, frescor e vivacidade. Com isto, distanciou-se do estilo ‘pesado’, que privilegia uvas sobremaduras, concentração excessiva, extração exagerada e uso abusivo de carvalho, que mascaram a expressão da origem.


Premium

BELO HORIZONTE - 31 3282 1588 - Rua Professor Estevâo Pinto, 351 - Serra - CEP 30220-060
SÃO PAULO - 11 2574 8303 - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - CEP 01258-000

Beba com Responsabilidade

Premium

BELO HORIZONTE
Rua Estevâo Pinto, 351
Serra - CEP 30220-060
31 3282 1588

SÃO PAULO
Rua Apinajés, 1718
Sumaré - CEP 01258-000
11 2574 8303