MENU PREM1UM
× QUEM SOMOS CATÁLOGO VINHOS REGIÕES PRODUTORES REPRESENTANTES NOTÍCIAS FALE CONOSCO

Facebook Instagram

TERROIR AL LÍMIT

Pais Priorato, Espanha

PROPRIETÁRIO
Dominik A. Huber

ENÓLOGO
Dominik A. Huber

A VINÍCOLA

O alemão Dominik A. Huber elaborou seu primeiro vinho no Priorato em 2001 (Dits del Terra), associado ao amigo e enólogo sul-africano Eben Sadie, com uvas compradas da família Pérez (Cims de Porrera), usando um pequeno espaço dessa vinícola. Em 2003, já em vinícola própria, iniciaram a expansão da linha de vinhos. Produziram a primeira safra do Arbossar e seguiram-se o Torroja, em 2005, Manyes e Tosses, em 2006, Pedra de Guix em 2008 e, em 2011, nasceu o Terra de Cuques. Em 2007, Dominik mudou-se definitivamente para o Priorato, passando a acompanhar cada detalhe do cultivo e da produção. Em 2011, Eben deixou o projeto para conduzir os negócios da família na África do Sul.
Localizada em Torroja del Priorat, a vinícola encontra-se em uma região íngreme, de difícil acesso e todo o trabalho nos vinhedos é feito manualmente ou com a ajuda de cavalos. Com produção pequena, os vinhos são artesanais, muito elegantes e cultuados. A vinícola adota a agricultura orgânica e, em alguns casos, usam o sistema biodinâmico.
Nascido na região da Baviera, Alemanha, Dominik formou-se em administração de empresas e marketing “para agradar os pais”, mas sempre nutriu uma paixão pela produção de vinhos, chegando a estagiar numa vinícola no Priorato ainda quando estava na universidade, em 1996. Conheceu Eben Sadie em 2000, quando os dois passaram uma temporada na colheita da Cims de Porrera.
“O vinho verdadeiro tem a capacidade de nos conectar com o solo, com a terra para nos ajudar a fazer parte do mistério da vida” – Dominik A. Huber

Vinificação

Dominik acredita que os vinhos devem ser feitos a partir de uvas sadias, sem nenhuma manipulação ou aditivos, com nenhuma outra proposta que não seja expressar fluidez, vitalidade e o autêntico caráter do lugar, como sugere o nome da vinícola. Para atingir seus propósitos, principalmente a partir de 2007, Dominik estabeleceu novos critérios na forma de elaborar seus vinhos e vem aperfeiçoando-os desde então. Passou a colher as uvas um pouco mais cedo, eliminou o uso de barricas pequenas, tornou a extração mais suave. Buscando um estilo mais elegante e próximo da Borgonha, adotou a fermentação sem desengace, sem rebaixamento do chapéu e sem remontagens, com mais infusão do que extração, e passou a utilizar barricas grandes e usadas para o envelhecimento. Os vinhos são engarrafados antes de exposição maior ao oxigênio (em estado quase redutivo), quando podem ainda ter ligeiro teor de gás residual, o que proporciona maior tensão, frescor e vivacidade. Com isto, distanciou-se do estilo ‘pesado’, que privilegia uvas sobremaduras, concentração excessiva, extração exagerada e uso abusivo de carvalho, que mascaram a expressão da origem.


Premium

BELO HORIZONTE - 31 3282 1588 - Rua Professor Estevâo Pinto, 351 - Serra - CEP 30220-060
SÃO PAULO - 11 2574 8303 - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - CEP 01258-000

Beba com Responsabilidade

Premium

BELO HORIZONTE
Rua Estevâo Pinto, 351
Serra - CEP 30220-060
31 3282 1588

SÃO PAULO
Rua Apinajés, 1718
Sumaré - CEP 01258-000
11 2574 8303