MENU PREM1UM
× QUEM SOMOS CATÁLOGO VINHOS REGIÕES PRODUTORES REPRESENTANTES NOTÍCIAS FALE CONOSCO

Facebook Instagram

AZIENDA AGRICOLA BROVIA

Pais Piemonte, Itália
Site www.brovia.net

PROPRIETÁRIO
Giacinto, Raffaele, Elena e Cristina Brovia

ENÓLOGO
Giacinto e Cristina Brovia

A VINÍCOLA

Fundada por Giacinto Brovia em 1863, essa vinícola se encontra no coração da área produtora de Barolo, com sede em Castiglione Falletto, sendo conduzida hoje por Elena e Cristina Brovia, quarta geração da família, e por Àlex Sánchez, marido de Elena. Seus vinhedos ocupam uma área de 19,2 ha, sendo os quatro mais importantes Rocche, Villero e Garblèt Sué, em Castiglione Falletto, e Ca’Mia (ou Brea, como também é chamado), em Serralunga d’Alba. A vinificação segue a linha tradicional e a filosofia de produzir vinhos de grande personalidade, se mantém geração após geração. Seus tintos são clássicos e elegantes, enquanto o branco, produzido com a uva Roero Arneis, típica do Piemonte, é um vinho para os que procuram algo diferenciado.

Vinhedos

A Azienda Brovia sempre esteve muito atenta em escolher as melhores posições para seus vinhedos, desde 1953, quando foi retomada a produção. Os vinhedos – 19,2 ha em Castiglione Falletto e Serralunga d`Alba (no coração da área de produção do Barolo) – estão situados em terrenos e exposições particularmente favoráveis. O vinhedo Rocche de Castiglione Falletto tem um terreno bem pobre, ligeiramente arenoso, mais solto e tende ao calcário. A exposição é sudoeste e a altitude 350 m. O vinhedo de Villero (Castiglione Falletto) tem um terreno moderadamente argiloso, calcário e compacto. A exposição é sudoeste e a altitude 340 m. O Garblèt Sué (Castiglione Falletto) tem um terreno com três tipos de composição: a primeira é rica em argila com uma parte de calcário, a segunda é argilosa e a terceira é calcária. A exposição é Sul e Sudoeste e a altitude 250 m. O vinhedo de Ca’Mia (em Serralunga d’Alba, denominada indistintamente Brea ou Ca’Mia) tem um terreno argiloso e calcário. A exposição é Sul e Sudoeste e a altitude 350 m. As variedades tintas cultivadas são: Nebbiolo de Barolo: 55%, Dolcetto d’Alba: 25%, Barbera d’Alba: 10% e outras (Nebbiolo de Barbaresco, Nebbiolo d’Alba, Freisa): 10%. A variedade branca é a Roero Arneis.

Produção

A vinificação é tradicional e a meticulosa atenção e cuidado com que é realizada provém da longa experiência do enólogo Giacinto Brovia e do aporte de novas técnicas da parte de Cristina Brovia. Inicalmente é feito o esmagamento suave das uvas, seguido de fermentação à temperatura controlada de 20-30º. O tempo de maceração varia conforme o tipo de vinho. Ocorre uma estabilização natural do vinho, quando do envelhecimento e afinamento em garrafa. A vinificação é seguida de oportunas análises de laboratório que indicam, junto com frequentes degustações, o momento mais apropriado a cada operação. Para o envelhecimento dos Barolo e Barbaresco se utilizam grandes tonéis de carvalho esloveno e francês, de cerca de 3.000 litros. Completada a maturação, o vinho é engarrafado sem nenhuma filtração. O afinamento ocorre em locais com temperatura e umidade constantes, protegidos da luz solar e artificial, quando os vinhos desenvolvem seu “bouquet” característico.


Premium

BELO HORIZONTE - 31 3282 1588 - Rua Professor Estevâo Pinto, 351 - Serra - CEP 30220-060
SÃO PAULO - 11 2574 8303 - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - CEP 01258-000

Beba com Responsabilidade

Premium

BELO HORIZONTE
Rua Estevâo Pinto, 351
Serra - CEP 30220-060
31 3282 1588

SÃO PAULO
Rua Apinajés, 1718
Sumaré - CEP 01258-000
11 2574 8303