MENU PREM1UM
× QUEM SOMOS CATÁLOGO VINHOS REGIÕES PRODUTORES REPRESENTANTES NOTÍCIAS FALE CONOSCO

Facebook Instagram

VIÑA FALERNIA

Pais Vale de Elqui, Chile
Site www.falernia.com

PROPRIETÁRIO
Aldo Olivier e Giorgio Flessati

ENÓLOGO
Giorgio Flessati

A VINÍCOLA

O italiano Aldo Olivier, residente no Vale do Elqui desde 1951 e produtor de frutas variadas, inclusive uvas para a produção de pisco, fundou a Viña Falernia em 1998, com seu primo Giorgio Flessati, enólogo italiano. Nessa região semi-desértica, implantaram vinhedos em vários locais para aproveitar os diferentes climas, solos e altitudes. Seus Syrahs, ao estilo do Rhône, são famosos e premiados, enquanto o ícone – o Number One – é um corte de Cabernet Sauvignon, Syrah e Carménère. Pioneira nessa região, a Viña Falernia produz com exclusividade um Pedro Ximénez branco, seco, mineral e com bastante frescor. A investida mais recente e bem-sucedida dessa vinícola foi o lançamento mundial, em 2013, do Pinot Noir, que teve excelente aceitação.

Localização

A vinícola está localizada às margens do deserto de Atacama, no místico Vale do rio Elqui, situado nas regiões dos vales transversais do Chile. Mar e Cordilheira moldam essa singular região, oferecendo um mosaico de climas e solos para o cultivo de vinhedos e para a produção de vinhos. Aproveitando essa diversidade climática e geográfica, a Viña Falernia tem vinhedos em distintos terroirs do vale, cada um com características particulares.

Os Vinhedos

Os vinhedos estão localizados em diferentes altitudes ao longo do Vale do Elqui, com distintos tipos de clima. O primeiro é o Fundo Titón, a 350 m de altitude, distante 18 km do Oceano Pacífico. O clima é regulado pela influência marítima, com temperaturas moderadas e neblinas noturnas e matinais. Esse local é ideal para o desenvolvimento das variedades Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Syrah e Pinot Noir. O segundo vinhedo se localiza proximo à represa Puclaro – um lago artificial construído para melhorar a irrigação do vale – a 510 m de altitude. O clima é mais seco que em Titón, nem sempre há neblina e é ideal para o cultivo de Syrah e Pedro Ximénez. O terceiro, corresponde a um grupo de vinhedos localizados nos arredores de Vicuña: La Viñita, La Compañía, Peralillo, San Juan e a mais recente plantação de 40 hectares do Fundo Pedregal, levantado sobre o antigo leito do rio Elqui. Essa parcela está localizada a uma altitude de 600 m e as variedades cultivadas são Carmenère, Cabernet Sauvignon e Syrah. O quarto é um antigo vinhedo chamado Huanta ou Guanta e está localizado em um espetacular vale rochoso com altitude entre 1.700 m e 2.070 m, sendo um dos vinhedos mais altos do mundo. O clima é muito seco, com grandes mudanças de temperatura entre o dia e a noite (quanto mais elevada a altitude, as variações de temperatura se tornam mais dramáticas, com maiores máximas e menores mínimas) e são cultivadas as variedades Pedro Ximénez, Syrah e Pinot Noir.


Premium

BELO HORIZONTE - 31 3282 1588 - Rua Professor Estevâo Pinto, 351 - Serra - CEP 30220-060
SÃO PAULO - 11 2574 8303 - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - CEP 01258-000

Beba com Responsabilidade

Premium

BELO HORIZONTE
Rua Estevâo Pinto, 351
Serra - CEP 30220-060
31 3282 1588

SÃO PAULO
Rua Apinajés, 1718
Sumaré - CEP 01258-000
11 2574 8303