Bairrada, Portugal
www.quintadasbageiras.pt
PROPRIETÁRIO
Mario Sérgio Alves Nuno
ENÓLOGO
Mario Sérgio Alves Nuno
Quinta das Bágeiras foi fundada em 1989.
Essa vinícola tradicional fica no pequeno lugarejo de Fogueira, em Sangalhos. O proprietário e enólogo, Mário Sérgio Alves Nuno, adota a viticultura minimalista, fazendo vinhos da forma mais natural possível, trabalhando com uvas autóctones que expressam com brilhantismo o melhor da região. Seus vinhos, sejam eles espumantes, brancos ou tintos, são clássicos e longevos. Segundo o renomado jornalista Rui Falcão, na Wines of Portugal: Os vinhos da Quinta das Bágeiras encontram-se entre os melhores da Bairrada e de Portugal: sólidos e carregados de personalidade, vinhos de terroir com uma identidade notável e com uma capacidade de envelhecimento quase sem igual. Mário Sérgio é um dos fundadores do "Baga Friends" grupo formado por produtores e enólogos que defendem essa variedade.
São 28 hectares de vinhedos de vinhas muito velhas e vinhas mais recentes, plantadas nos melhores terroirs da Bairrada. Bágeiras é uma área de vinha localizada numa zona mais baixa e plana, de solo argiloso e arenoso, que origina, sobretudo, vinhos brancos base para espumante. Figueira da Costa é uma vinha nova onde foi plantada a Baga; Casal Pinhoso, por outro lado, é uma vinha muito velha, virada para sul, em terreno argilo-calcário. A maior parte deste terreno tem a casta Baga plantada, mas com algumas videiras de uva branca e uma pequena percentagem de algumas variedades diferentes. Costeira é uma vinha com cerca de 6.000 m², exposta a sul poente, de solo argilo-calcário, a partir da qual se produz o Pai Abel tinto. Lá, foram plantadas as castas Baga e Touriga Nacional, mas misturadas, como numa vinha antiga. Lagoa da Água e Lagoa da Estrada são vinhedos de solos arenosos, onde são produzidas uvas brancas para os espumantes. Barrio está numa zona plana e baixa de solo fortemente argilo-calcário e foi, em outros tempos, uma pedreira. É nesta área que estão as uvas brancas destinadas ao Pai Abel Branco. Na Quinta das Pedreiras estão 4 hectares de vinhedos, um deles com vinha muito mais velha do que os restantes. Na parte mais nova há uma inclinação muito grande, até um determinado ponto, onde se plantou a casta Baga e, na mesma linha, onde o terreno começa a ficar plano e menos argilo-calcário, estão as videiras de uva branca. A parte em que a vinha é mais velha (centenária) é, maioritariamente, de casta Baga. A Corga é a única vinha destinada a vinho tinto na aldeia da Fogueira, onde se situa a Quinta das Bágeiras. O solo é argilo-calcário, e nas partes de maior declive há Baga e Touriga Nacional, destinadas ao vinho tinto Colheita ou ao tinto Reserva. Nas áreas planas encontra-se uva branca para a produção de vinho tranquilo e alguma percentagem de Baga para a produção de espumante rosé. É a maior vinha da Quinta da Bágeiras, com 8 hectares. Em Cabeço há uma vinha de cerca de 7.000 m², junto à adega. É de solo plano e argilo-calcário, onde está plantada a casta Bical para a produção de vinho tranquilo. Em Lameirinhas há uma vinha de solo argilo-calcário, com cerca de 5.000 m², exposta a sul-poente. É onde se encontra a casta Touriga Nacional, destinada sobretudo para o lote do vinho tinto Reserva.
Mário Sérgio Nuno utiliza métodos tradicionais, sem deixar de lado a evolução da viticultura e da enologia, que é constante. As uvas são colhidas à mão; os tintos são feitos em lagares, sem leveduras adicionadas, e os espumantes não têm açúcar residual, sendo elaborados somente na versão Bruto Natural. Os brancos são estruturados, com grande frescor e mineralidade.
Mário Sérgio Nuno, proprietário e enólogo da Quinta das Bágeiras
Vinhas velhas da Quinta das Bágeiras
Sr. Abel, pai de Mário Sérgio Nuno
ESPUMANTE
Quinta das Bágeiras Bruto Natural Reserva 2004
Quinta das Bágeiras Bruto Natural Super Reserva 2007
Quinta das Bágeiras Bruto Natural Grande Reserva 2002
Quinta das Bágeiras Bruto Natural Grande Reserva 2003
Quinta das Bágeiras Bruto Natural Grande Reserva 2004
ESPUMANTE ROSÉ
Quinta das Bágeiras Bruto Natural Rosé Colheita 2015
BRANCO
Quinta das Bágeiras Colheita 2014
Quinta das Bágeiras Garrafeira 2015
Quinta das Bágeiras Pai Abel 2015
TINTO
Quinta das Bágeiras Colheita Chumbado 2014
Quinta das Bágeiras Chumbado Reserva 2015
Quinta das Bágeiras Garrafeira 2013
Quinta das Bágeiras Avô Fausto 2013
DESTILADO
Quinta das Bágeiras Bagaceira 500 ml
BELO HORIZONTE - 31 3282 1588 - Rua Professor Estevâo Pinto, 351 - Serra - CEP 30220-060
SÃO PAULO - 11 2574 8303 - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - CEP 01258-000
Beba com Responsabilidade