MENU PREM1UM
× QUEM SOMOS CATÁLOGO VINHOS REGIÕES PRODUTORES REPRESENTANTES NOTÍCIAS FALE CONOSCO

Facebook Instagram

CHÉRREAU CARRÉ

Pais Loire, França
Site www.chereau-carre.fr

PROPRIETÁRIO
Bernard Chéreau

A VINÍCOLA

Em 1960, Bernard Chéreau Sr. casou-se com Edmonde Carré e começou a produzir vinhos em Saint-Fiacre-sur-Maine, junto ao Sèvre. Hoje Bernard Chéreau Jr. e sua filha, Louise, cuidam das quatro propriedades da família, entre elas os Châteaux l`Oiselinière e de Chasseloir. Com algumas vinhas de mais de 100 anos, são elaborados essencialmente vinhos sur lie, técnica antiga que agrega corpo e complexidade, mantendo o frescor. Os Muscadets de longo envelhecimento sur lie, como o Le Clos (33 meses), são extremamente elegantes. Em breve, este vinho terá a denominação comunal La Haye-Fouassière. Os vinhos da Chéreau Carré são muito bem pontuados pela imprensa internacional.

História

A família Chéreau Carré se estabeleceu na região do Muscadet depois de 1412, na cidade de Monnières, onde um grande número de vinicultores tem esse sobrenome. Após a Segunda Guerra Mundial, Bernard Chéreau criou uma empresa de produção de vinhos Muscadet a partir dos vinhedos da família. Em 1953, ele adquiriu o Château de Chasseloir. Seu casamento com Edmonde Carré lhe permitiu ampliar seus vinhedos com o Château de l`Oiselinière. Em 1960, Monsieur Chéreau criou a sociedade Chéreau Carré para se diferenciar dos outros Chéreau. A vinícola está situada em Saint Fiacre sur Maine, no coração do Château de Chasseloir, onde foram construídas as primeiras partes da sede atual. Ao longo dos anos 1960 e 1970 as vendas do Muscadet se desenvolveram na França, principalmente na região de Paris. O Muscadet Sèvre et Maine sur Lie, pouco conhecido na época, ocupou a carta de diversos cafés e restaurantes parisienses de prestígio. Esse sucesso culminou com a regulamentação da vinificação Sur Lie, em 1977. O filho, Bernard, ingressou na sociedade em 1982 e sua entrada permitiu desenvolver as vendas em exportação, principalmente na Inglaterra, Ásia e América do Norte. Bernard assumiu a direção da empresa em 2003. Sua filha Louise também está envolvida nos negócios da família.

Sur Lie

Processo no qual o vinho, após a fermentação, permanece em contato com os resíduos (borras) de fermentação nos próprios tanques (ou barricas) onde foi fermentado. Essas borras são formadas essencialmente por leveduras mortas, cujos componentes se desprendem e emprestam aos vinhos uma textura mais cremosa e um aroma típico, que adiciona complexidade. As borras protegem contra a oxidação e aprisionam moléculas de gás carbônico, que podem dar ao vinho uma levíssima agulha. Na região do Vale do Loire esse processo tem duração mínima de 5 meses, mas os períodos podem ser muito mais longos uma vez que o vinho é protegido naturalmente. Os Muscadets assim produzidos usam garrafa especial com Sur Lie (ou o símbolo) em relevo.


Premium

BELO HORIZONTE - 31 3282 1588 - Rua Professor Estevâo Pinto, 351 - Serra - CEP 30220-060
SÃO PAULO - 11 2574 8303 - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - CEP 01258-000

Beba com Responsabilidade

Premium

BELO HORIZONTE
Rua Estevâo Pinto, 351
Serra - CEP 30220-060
31 3282 1588

SÃO PAULO
Rua Apinajés, 1718
Sumaré - CEP 01258-000
11 2574 8303