Loire, França
www.chereau-carre.fr
PROPRIETÁRIO
Bernard Chéreau
A família Chéreau tem uma ligação com vinhos na região de Muscadet que remonta a 1412. Estabelecido no Château de Chasseloir, em Saint-Fiacre-sur-Maine, bem próximo de sua confluência com o Sèvre, essa vinícola é administrada por Bernard Chéreau, que comanda também os Châteaux lOiselinière e de la Chesnaie, propriedades da família. Com vinhas de mais de 100 anos, elabora essencialmente vinhos sur lie, técnica de vinificação muito antiga que agrega frescor, corpo e complexidade. O Muscadet Sèvre et Maine sur Lie, pouco conhecido nas décadas de 1960 e 1970, ganhou grande popularidade como típico vinho de bistrôs e brasseries parisienses, conquistando consumidores em diversas partes do mundo. Esse produtor tem vários vinhos pontuados entre 90 e 93 pontos pela Wine Spectator e Parkers Wine Advocate.
A família Chéreau Carré se estabeleceu na região do Muscadet depois de 1412, na cidade de Monnières, onde um grande número de vinicultores tem esse sobrenome. Após a Segunda Guerra, o pai Sr. Chéreau criou uma empresa de produção de vinhos Muscadet a partir dos vinhedos da família. Em 1953, ele adquiriu o Château de Chasseloir. Seu casamento com Edmonde Carré lhe permitiu ampliar seus vinhedos com o Château de lOiselinière. Em 1960, Monsieur Chéreau criou a sociedade Chéreau Carré para se diferenciar dos outros Chéreau, situada em Saint Fiacre sur Maine, no coração do Château de Chasseloir, onde foram construídas as primeiras partes da sede atual. Ao longo dos anos 1960 e 1970 as vendas do Muscadet se desenvolveram na França e principalmente na região de Paris. O Muscadet Sèvre et Maine sur Lie, pouco conhecido na época, ocupou diversos cafés e restaurantes parisienses de prestígio. Esse sucesso culminou com a regulamentação da vinificação sur lie em 1977. O filho, Bernard, ingressou na sociedade em 1982 e sua entrada permitiu desenvolver as vendas em exportação, principalmente na Inglaterra, Ásia e América do Norte. Bernard assumiu a direção da empresa em 2003.
Processo no qual o vinho, após a fermentação, permanece em contato com os resíduos (borras) de fermentação nos próprios tanques (ou barricas) onde foi fermentado. Essas borras são formadas essencialmente por leveduras mortas, cujos componentes se desprendem e emprestam aos vinhos uma textura mais cremosa e um aroma típico, que adiciona complexidade. As borras protegem contra a oxidação e aprisionam moléculas de gás carbônico, que podem dar ao vinho uma levíssima agulha. Na região do Val de Loire esse processo tem duração mínima de 5 meses, mas os períodos podem ser muito mais longos uma vez que o vinho é protegido naturalmente. Os Muscadet assim produzidos usam garrafa especial com sur lie (ou o símbolo) em relevo.
A sede do Château Chasseloir, um dos domaines de Chéreau Carré
Uma videira centenária e a colheita nos vinhedos de Chéreau Carré
A adega histórica da vinícola Chéreau Carré
BRANCO
Chéreau Carré Baron Bernard Muscadet AC 2015
Chéreau Carré La Griffe Bernard Chéreau Muscadet Sèvre et Maine 2016
Chéreau Carré La Griffe Bernard Chéreau Muscadet Sèvre et Maine 375 ml 2015
Chéreau Carré Château de Chasseloir Muscadet Sèvre et Maine Sur Lie 2013
Chéreau Carré Le Clos du Château l`Oiselinière Muscadet Sèvre et Maine 2003
Chéreau Carré Le Clos du Château l`Oiselinière Muscadet Sèvre et Maine 2004
BELO HORIZONTE - 31 3282 1588 - Rua Professor Estevâo Pinto, 351 - Serra - CEP 30220-060
SÃO PAULO - 11 2574 8303 - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - CEP 01258-000
Beba com Responsabilidade