Premium Wines
Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588
São Paulo - SP - 11 2574-8303

02-ago-17  MERCADO

Novidades de Bordeaux

O Château Bel Air Gloria Haut-Médoc Cru Borgeois e o Château Tastin Pauillac passam a integrar o portfólio da PREMI1UM

03-jul-17  MERCADO

A PREM1UM aposta no Jura

Recentemente, visitamos alguns produtores no Jura e descobrimos a vinícola Champ Divin do casal belga Valérie e Fabrice Closset-Gaziaux

DOMAINE DE BELLENE

Borgonha
França
Nicolas Potel, enólogo e proprietário do Domaine de Bellene

Nicolas Potel, enólogo e proprietário do Domaine de Bellene

A Vinícola

Este pequeno domaine foi criado em 2005 pelo ‘enfant terrible’ Nicolas Potel, a partir de parcelas de vinhas velhas (de 50 a 110 anos) adquiridas em Santenay, Saint-Romain, Volnay, Beaune, Nuits-Saint-Georges, Savigny-lès-Beaune e Vosne-Romanée. A moderna adega foi estabelecida em uma casa do século 16 restaurada, na cidade de Beaune (Bellene é o nome romano da cidade), e tem um elevado grau de sustentabilidade, com uso de energia solar, aquecimento por material de podas e tratamento de efluentes. Tanto as vinhas quanto os vinhos são trabalhados de acordo com os métodos biodinâmicos e vinificados sem qualquer intervenção enológica, sem chaptalização ou acidificação.

Proprietário

Nicolas Potel

Enólogo

Nicolas Potel

Vinhos

 

Tinto

Domaine de Bellene Beaune 1er Cru Teurons 2009

Corpo MédioGuardar pelo menos 3 anosMadeira moderada

 

Domaine de Bellene Savigny-lès Beaune 1er Cru Les Hauts Jarrons 2009

Corpo MédioGuardar pelo menos 3 anosMadeira moderada

 

Domaine de Bellene Savigny-lès-Beaune 1er Cru Les Hauts Jarrons 2010

Corpo MédioGuardar pelo menos 3 anosMadeira moderada

Site

Site www.domainedebellene.com

Produção

A colheita manual é feita em pequenas caixas de 10 kg, para que as uvas permaneçam inteiras até a adega. O método de agricultura é o biodinâmico, com sistema de condução Guyot simples. Durante a vinificação, não é adicionado nenhum elemento exterior, usando somente as naturais. No caso dos vinhos tintos, cerca de 50% dos cachos são desengaçados, mantendo os demais inteiros. A fermentação começa nas cubas de inox e depois segue em tonéis grandes de carvalho antigo, durando de 15 a 25 dias, a uma temperatura de 32 °C. É usada uma prensa vertical, que permite obter um suco límpido, evitando o uso de enzimas e de filtração. As cubas são esvaziadas por gravidade e o vinho é armazenado em barricas de carvalho de 1 a 3 anos.

Terroir

O objetivo de Nicolas Potel não é outro que não as vinhas velhas. As mais jovens têm 35 anos e as mais antigas, Les Beaune 1er Cru Grèves, 104 anos. Assim, as raízes das plantas se prolongam muito profundamente no solo para tirar o melhor do terroir. A vinícola tem certificado BIO, resultado do trabalho feito desde 2006.

 

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.      © 2017 Premium Wines

gerenciarte