Premium Wines
Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588
São Paulo - SP - 11 2574-8303

Toscana
Itália
Carlo e Giovannella Stianti Mascheroni e os filhos Nicolò e Federica

Carlo e Giovannella Stianti Mascheroni e os filhos Nicolò e Federica

A Vinícola

Construído no século XI como um vilarejo fortificado, o Castello di Volpaia fica entre Florença e Siena, na região do Chianti Classico, e ainda mantém o estilo medieval, sendo um dos mais preservados desse período. A adega se espalha por diversas casas antigas e igrejas, convertidas em instalações modernas de vinificação. O terroir e os cuidados no cultivo, de agricultura orgânica, resultam em vinhos elegantes e suculentos, que se destacam por seu estilo. Os guardiões desse tesouro são Carlo e Giovannella Stianti Mascheroni, cuja família adquiriu a propriedade no início dos anos 1960. Desde 2007, os filhos do casal, Nicolò e Federica, trabalham trabalham na empresa. Volpaia, cujo enólogo consultor é Riccardo Cotarella, é um dos top ten da região listado no guia de Hugh Johnson.

Proprietário

Família Stianti Mascheroni

Enólogo

Riccardo Cotarella – enólogo consultor

Vinhos

 

Tinto

Citto Toscana IGT 2015

Corpo MédioGuardar ou BeberSem madeira

 

Volpaia Balifico Toscana IGT 2013

EncorpadoGuardar pelo menos 3 anosBoa presença de madeira

 

Volpaia Chianti Classico DOCG 2012

Corpo MédioGuardar ou BeberMadeira moderada

 

Volpaia Chianti Classico DOCG 375 ml 2012

Corpo MédioGuardar ou BeberMadeira moderada

 

Volpaia Chianti Classico DOCG 375 ml 2014

Corpo MédioGuardar ou BeberMadeira moderada

 

Volpaia Chianti Classico Riserva DOCG 2009

Corpo MédioGuardar ou BeberBoa presença de madeira

 

Volpaia Chianti Classico Riserva DOCG 2011

Corpo MédioGuardar ou BeberBoa presença de madeira

 

Volpaia Chianti Classico Riserva DOCG 2012

Corpo MédioGuardar ou BeberBoa presença de madeira

 

Volpaia Chianti Classico Riserva DOCG 2013

Corpo MédioGuardar ou BeberBoa presença de madeira

 

Volpaia Coltassala Chianti Classico Riserva DOCG 2010

EncorpadoGuardar pelo menos 3 anosBoa presença de madeira

 

Volpaia Il Puro Casanova Chianti Classico DOCG 2006

EncorpadoGuardar pelo menos 3 anosMadeira moderada

Site

Site www.volpaia.com

História

O Castello de Volpaia era originalmente uma aldeia fortificada construída no século XI como parte da estrutura de defesa dos florentinos contra os rivais de Siena, a qual se desenvolveu a partir de atividades agrárias nas áreas vizinhas a partir de meados do século XVI, com a relativa paz recém-estabelecida. Foi no início dos anos 1960 que Rafaello Stianti, pai de Giovannella, em meio à crise que rondava a Itália rural, adquiriu os 368 ha que incluem as muralhas, dois terços da aldeia, vinhedos, olivais e bosques. Giovannella recebeu a propriedade em 1966 e desde então Volpaia investiu continuamente para se tornar, segundo o especialista inglês em vinhos italianos Nicolas Belfrage MW, “...uma das propriedades que liderou o renascimento do vinho toscano, ... tornando-se uma das propriedades modelo da moderna Toscana.”

Vista aérea do Castello di Volpaia

Vista aérea do Castello di Volpaia

Terroir

Os vinhos são elaborados com uvas cultivadas organicamente. O terroir é bem específico, com altitudes entre 450 m e 650 m, e com exposição perfeita de sudeste a sudoeste. Diversas experiências foram realizadas com porta-enxertos, clones, sistemas de poda e densidades para se produzir o melhor vinho possível. O resultado inegavelmente aponta para elegância, suculência e finesse, para o que contribuem também os solos pobres, arenosos e permeáveis.

Vinhedos de Volpaia, de cultivo orgânico

Vinhedos de Volpaia, de cultivo orgânico

Produção e Vinificação

Os interiores de diversas casas antigas e igrejas foram convertidos em instalações modernas de vinificação – opção à construção de uma moderna cantina que não teria nada a ver com a histórica propriedade. Para tal, telhados foram desmontados e novamente remontados para o ingresso de tanques e outros equipamentos, e uma rede subterrânea de dutos em inox (vinhoduto) foi construída para interligação. Assim, Volpaia não é apenas uma magnífica atração turística, mas uma aldeia viva e produtiva com seus habitantes ligados diretamente à produção de vinhos. Riccardo Cotarella, “Enologo dell’anno 2000” (Gambero Rosso), “Winemaker of the Year 2001” (Wine Enthusiast Magazine) e “Enologo dell’anno 2001” (AIS Roma) é o consultor.

 

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.      © 2017 Premium Wines

gerenciarte