Premium Wines
Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588
São Paulo - SP - 11 2574-8303

30-mai-17  MERCADO

A PREM1UM aposta no Jura

Recentemente, visitamos alguns produtores no Jura e descobrimos a vinícola Champ Divin do casal belga Valérie e Fabrice Closset-Gaziaux

DOMAINE COLLET

Borgonha - Chablis
França
Romain e Gilles Collet

Romain e Gilles Collet

A Vinícola

O Domaine Collet foi criado em 1952 por Jean Collet, filho do enólogo de Chablis Marius. Em 1979, Gilles juntou-se ao seu pai e a empresa passou a se chamar Domaine Jean Collet et Fils. Hoje, Romain, filho de Gilles, representa a quarta geração dos Collets em Chablis. As parcelas de vinhedos do Domaine estão localizadas nas melhores encostas nas margens esquerda e direita do rio Serein. A filosofia do Domaine Collet é trabalhar as vinhas com as práticas do cultivo sustentável, o que ajuda a valorizar o terroir único de Chablis. Este domaine está listado entre os 10 produtores destacados de Chablis no guia de Hugh Johnson.

Proprietário

Jean Collet & Fils

Enólogo

Gilles Collet

Vinhos

 

Branco

Collet Chablis 2014

Corpo MédioGuardar ou BeberSem madeira

 

Collet Chablis Vieilles Vignes esgotado

Corpo MédioGuardar ou BeberSem madeira

 

Collet Petit Chablis 2014

Corpo LeveBeberSem madeira

Site

Site www.domaine-collet.fr

História

A família Collet dedica-se aos vinhos desde 1792, de geração em geração. Jean Collet, filho do enólogo de Chablis Marius, criou o Domaine em 1952, que na época contava com 610 metros quadrados de vinhas. Ele começou vendendo para “négociants” e em 1954 engarrafou uma parte de sua produção. Em 1959, iniciou as exportações para os Estados Unidos. Em 1979, Gilles juntou-se ao pai e nessa ocasião o Domaine já contava com 15 ha. Romain, filho de Gilles, representa a quarta geração dos Collets em Chablis. Depois de estudar enologia em Beaune e estagiar em diferentes vinícolas da França, além de trabalhar numa vinícola na Nova Zelândia, ele retornou ao Domaine em 2009. Hoje, o Domaine Collet tem uma área total de 37 ha.

Vinhedos do Domaine Collet

Vinhedos do Domaine Collet

Vinhedos e adega

As parcelas de vinhedos do Domaine Collet estão localizados nas melhores encostas nas margens esquerda e direita do rio Serein. A adega está localizada no coração de Chablis, onde tradição e modernidade vivem juntas.

Produção

A filosofia do Domaine é trabalhar as vinhas com as práticas do cultivo sustentável, o que ajuda a valorizar o terroir único de Chablis. Desde 1999, a parcela Chablis Truffières passou a ser cultivada pelo método orgânico.

 

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.      © 2017 Premium Wines

gerenciarte