Premium Wines
Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588
São Paulo - SP - 11 2574-8303

02-ago-17  MERCADO

Novidades de Bordeaux

O Château Bel Air Gloria Haut-Médoc Cru Borgeois e o Château Tastin Pauillac passam a integrar o portfólio da PREMI1UM

03-jul-17  MERCADO

A PREM1UM aposta no Jura

Recentemente, visitamos alguns produtores no Jura e descobrimos a vinícola Champ Divin do casal belga Valérie e Fabrice Closset-Gaziaux

DOMAINE VIGNEAU-CHEVREAU

Loire
França
Sede da vinícola Vigneau-Chevreau

Sede da vinícola Vigneau-Chevreau

A Vinícola

Fundado em 1875, este domaine passou de 5 ha para 28 ha durante cinco gerações, sempre na denominação Vouvray. Atualmente sob o comando dos irmãos Christophe e Stéphane Vigneau, produz vinhos deliciosos com Chenin Blanc entre espumantes e tranquilos secos e doces. Desde 1995, o Vigneau-Chevreau é um produtor biodinâmico certificado. Além dos vinhedos próprios, possui a concessão de um vinhedo histórico na Abadia de Marmoutier, berço da denominação Vouvray.

Vinhos

 

Espumante

Vigneau-Chevreau Sélection Vouvray Brut

Corpo MédioBeberSem madeira

 

Vigneau-Chevreau Vouvray Brut

Corpo MédioBeberSem madeira

 

Branco

Vigneau-Chevreau Vouvray Sec Cuvée Silex 2015

Corpo MédioGuardar ou BeberSem madeira

 

Sobremesa

Vigneau-Chevreau Moelleaux Vouvray 375 ml 2009

Corpo MédioGuardar ou BeberSem madeira

Site

Site www.vigneau-chevreau.com

História

Desde a sua fundação em 1875, o domaine, situado no coração da denominação Vouvray, aumentou o seu tamanho de 5 para 28 hectares ao longo de cinco gerações. Graças à sua estrutura familiar, foi possível transmitir toda a experiência do cultivo da uva e da vinificação. Dessa forma, a família Vigneau-Chevreau conseguiu por meio de sua história garantir a preservação do domaine em sua expansão e em sua modernização, tomando os meios para transmitir pelas sucessivas gerações e permitir ainda hoje aquisições como as vinhas históricas de “L’Abbaye de Marmoutier”, berço da denominação dos vinhos de Vouvray. Desde 1995, o domaine adota o cultivo biodinâmico, banindo todos os produtos químicos de seu território, contribuindo para melhorar a vida do solo.

Trabalhos nos vinhedos do produtor biodinâmico Vigneau-Chevreau

Trabalhos nos vinhedos do produtor biodinâmico Vigneau-Chevreau

Chenin Blanc

A única variedade autorizada na denominação controlada Vouvray é a Chenin Blanc, também conhecida como Gros Pineau ou Pineau de la Loire. Seu cultivo começa em Blois e se estende até os limites do Maine. A maturação tardia das uvas (2ª época), associada ao terroir do Vouvray, lhe confere o título de mais notável variedade branca da região, tanto por sua produtividade quanto pela qualidade do vinho que permite obter.

As caves subterrâneas de maturação de espumantes da Vigneu-Chevreau

As caves subterrâneas de maturação de espumantes da Vigneu-Chevreau

Terroir

A região de Touraine dá a Vouvray condições muito favoráveis. Situada na zona setentrional, ela recebe influências marítimas proporcionando invernos amenos sem fortes geadas, verões sem calor excessivo e outonos muito ensolarados, permitindo uma maturação mais tardia das variedades. Somam-se os efeitos resultantes da topografia, em que as encostas do Vouvray em direção ao Loire permitem a exposição ao sol durante todo o dia. Essas características explicam a precocidade da maturação, em geral avançada de 15 a 20 dias. O domaine está inteiramente situado sobre solos típicos da região de Vouvray, que são argilo-calcários ou argilo-siliciosos. A primeira camada ou “Aubuis”, repousa diretamente sobre o platô calcário chamado tuffeau. A segunda chama-se “Perruches”, constituída em sua superfície por grande quantidade de sílex que é um elemento favorável ao cultivo das vinhas. Desse modo, os vinhos do domaine são beneficiados por uma diversidade aromática.

 

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.      © 2017 Premium Wines

gerenciarte