Premium Wines
Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588
São Paulo - SP - 11 2574-8303

02-ago-17  VINHO

20 Anos de Hunter’s MiruMiru

A vinícola neozelandesa Hunter’s Wines celebrou em junho os 20 anos de lançamento do Hunter’s MiruMiru em Londres

VINOPTIMA

Gisborne (Ilha Norte)
Nova Zelândia
Nick Nobilo, proprietário e enólogo da Vinoptima

Nick Nobilo, proprietário e enólogo da Vinoptima

A Vinícola

Com mais de 30 anos de atuação proeminente na indústria do vinho na Nova Zelândia, o enólogo Nick Nobilo decidiu, no ano 2000, dedicar-se a produzir o melhor Gewürztraminer do mundo. Ele sabia exatamente onde estava o terroir ideal e como trabalhar essa uva. Entre as diversas citações e premiações que conquistou destacam-se a da revista Decanter, que classificou seu vinho como o melhor branco do novo mundo, “tão bom quanto os melhores Grand Crus da Alsácia”, segundo Stephen Spurrier, referindo-se ao Vinoptima Ormond Gewürztraminer 2003, a primeira safra. O Vinoptima Ormond Gewürztraminer Noble Late Harvest 2004 recebeu 97 pontos de Robert Parker, a maior nota dada a um rótulo neozelandês. Seus vinhos são longevos (10-15 anos) e ganham untuosidade e complexidade notáveis no decorrer dos anos.

Vinoptima foi fundada em 2000.

Proprietário

Nick Nobilo
Nick Nobilo

Enólogo

Nick Nobilo

Vinhos

 

Branco

Vinoptima Ormond Gewurztraminer 2006

Corpo MédioGuardar ou BeberSem madeira

 

Sobremesa

Vinoptima Ormond Gewurztraminmer Noble Late Harvest 375 ml 2004

EncorpadoGuardar ou BeberSem madeira

Site

Site www.vinoptima.co.nz

Empresa

Vinoptima é um projeto nascido do desejo de produzir excepcionais vinhos de Gewürztraminer. Situada junto à costa leste da Ilha Norte da Nova Zelândia, em Ormond, a 26 quilômetros de Gisborne, esta vinícola é totalmente integrada, produzindo vinhos a partir de vinhedos próprios.

Sala de barricas da Vinoptima

Sala de barricas da Vinoptima

Vinhedos

Os vinhedos - exclusivamente Gewürztraminer - foram plantados meticulosamente a partir de mudas de clones especiais selecionados e cultivados mais de 25 anos antes. Quando as novas videiras começaram a produzir, Nick Nobilo procedeu a um trabalho exaustivo de degustar as frutas de centenas de plantas, marcando as que mostravam o melhor caráter da variedade. O processo foi reproduzido em várias safras, fazendo seleção sobre seleção, seguidas de retirada de mudas para novos plantios e enxertos nas plantas existentes. Os novos vinhedos assim formados viriam a produzir vinhos de reconhecimento internacional. Para ampliar a produção, novos vinhedos foram plantados em 2007 no setor norte, com solo similar, mas ligeiramente mais quente e seco que o primeiro, usando clones de alta qualidade. O trabalho de seleção e aprimoramento de clones prossegue, na busca contínua do melhor Gewürztraminer do mundo.

Produção

No meio dos vinhedos, Nick Nobilo construiu uma vinícola ultra moderna, com equipamentos projetados especialmente para processar os cachos colhidos manualmente. Tanques de aço especialmente desenhados recebem o mosto da uvas recém-colhidas, e com outros tanques estão arranjados em um “anfiteatro” que permite a uma só pessoa comandar todo o processo de vinificação. Uma bateria de 24 tonéis de carvalho alemão completa o conjunto. Esses tonéis de 1.200 litros não se destinam a adicionar notas de madeira aos vinhos, mas participam do processo de fermentação desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento dos sabores e na esterificação durante a maturação. A cantina da Vinoptima foi considerada um dos melhores lay-outs do mundo em produção de vinhos.

 

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.      © 2017 Premium Wines

gerenciarte