Premium Wines
Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588
São Paulo - SP - 11 2574-8303

02-ago-17  MERCADO

Novidades de Bordeaux

O Château Bel Air Gloria Haut-Médoc Cru Borgeois e o Château Tastin Pauillac passam a integrar o portfólio da PREMI1UM

03-jul-17  MERCADO

A PREM1UM aposta no Jura

Recentemente, visitamos alguns produtores no Jura e descobrimos a vinícola Champ Divin do casal belga Valérie e Fabrice Closset-Gaziaux

FOURNIER PÈRE ET FILS

Loire
França
Sede da Fournier Père et Fils em Verdigny

Sede da Fournier Père et Fils em Verdigny

A Vinícola

Com uma tradição de várias gerações, a Fournier Père & Fils possui cerca de 60 ha de vinhedos nos melhores terroirs do Vale do Loire, nas denominações Sancerre, Pouilly-Fumé e Menetou-Salon. Seus vinhos são altamente expressivos, mesmo no caso dos mais básicos, enquanto as cuvées especiais de Poully-Fumé e Sancerre atingem o mais alto nível dessas denominações. O Sancerre Rosé, produzido com Pinot Noir, é um vinho sedutor e versátil.

Fournier Père et Fils foi fundada em 1981.

Proprietário

Claude e Jacques Fournier

 

Vinhos

 

Branco

Fournier Pouilly-Fumé Gran Fumé 2006

Corpo MédioGuardar pelo menos 3 anosSem madeira

 

Fournier Pouilly-Fumé Gran Fumé 2007

Corpo MédioGuardar pelo menos 3 anosSem madeira

 

Fournier Poully-Fumé Les Deux Caillox 2012

Corpo MédioGuardar ou BeberSem madeira

 

Fournier Poully-Fumé Les Deux Caillox 375 ml 2012

Corpo MédioGuardar ou BeberSem madeira

 

Fournier Sancerre Les Belles Vignes 2012

Corpo MédioGuardar ou BeberSem madeira

 

Fournier Sancerre L`Ancienne Vigne 2012

Corpo MédioGuardar pelo menos 3 anosSem madeira

 

Fournier Sancerre La Chaudouillonne 2007

Corpo MédioGuardar pelo menos 3 anosSem madeira

 

Fournier Sancerre La Chaudouillonne 2008

Corpo MédioGuardar pelo menos 3 anosSem madeira

Site

Site www.fournier-pere-fils.fr

História

Às margens do rio Loire, na área das AOC Sancerre, Pouilly-Fumé et Menetou-Salon, os herdeiros de várias gerações Fournier – Paul (pai) e os filhos Claude e Jacques - continuaram a exploração da vinícola, conservando a tradição de qualidade. Partindo de 5 hectares em 1950, hoje contam com 55 hectares, divididos nas três apelações. A família está sediada em Verdigny, pequena vila em Sancerre. A empresa foi convertida em S/A em 1981 e hoje 70% das vendas são exportações, para mais de 40 países.

Vinhedos da Fournier Père et Fils

Vinhedos da Fournier Père et Fils

Vinhedos

Na margem esquerda do Loire fica o vinhedo de Berry, onde estão plantadas Sauvignon Blanc para os vinhos brancos e Pinot Noir para os vinhos rosés e tintos. As “terras brancas” produzem vinhos encorpados e estruturados, os solos de seixos produzem vinhos finos, leves e frutados e os solos de silex produzem os vinhos carnudos. Já na margem direita, em Nièvre, em frente a Sancerre, a Sauvignon Blanc está plantada em terrenos bastante variados onde predominam os solos de cal e calcário do kimmeridgien.

Caves de barricas da Fournier Père et Fils

Caves de barricas da Fournier Père et Fils

Produção

As uvas são colhidas e transportadas cuidadosamente em um coletor auto esvaziante. Ao chegar na cantina, são transportadas em esteiras para uma mesa de seleção e em seguida são desengaçadas e prensadas. O mosto é enviado por gravidade aos tanques de decantação, para depois seguir aos tanques onde a fermentação ocorre em temperaturas controladas de 16-20 ºC para os brancos e 24-28 ºC para os tintos. Os brancos são maturados de 4 a 6 meses em tanques de inox sobre as borras finas. Antes do engarrafamento é feita uma estabilização tartárica a -4 ºC. Os tintos passam por fermentação malolática em barricas, sendo maturados por 6 a 10 meses em barricas de 1 a 3 anos de uso. Nos vinhos de Vielles Vignes a maturação dura 1 ano em barricas novas.

 

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.      © 2017 Premium Wines

gerenciarte