Premium Wines
Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588
São Paulo - SP - 11 2574-8303

FONTEMORSI

Toscana
Itália
A pousada de Fontemorsi com esplêndida vista da região de Montescudaio

A pousada de Fontemorsi com esplêndida vista da região de Montescudaio

A Vinícola

A Fontemorsi possui 22 ha na denominação Montescudaio, 20 km ao norte de Bolgheri, sendo a maior parte plantada com vinhedos, além de oliveiras. Em 2002, foi adquirida por Laura Berlucchi, que vislumbrou nessa pequena propriedade o potencial de produzir vinhos de alta qualidade. Os quatro fundadores da Fontemorsi, Francesco Benasaglio, Alberto Cavaliere, Roberto Ligasacchi e Carlo Sanvitale, permanecem na empresa. Nos vinhedos, de cultivo orgânico, encontram-se variedades tradicionais da Toscana, como Sangiovese, Canaiolo e Malvasia Rossa, além das internacionais Merlot e Cabernet Sauvignon. Para a produção do branco são cultivadas a Chardonnay e a Viognier. Os solos estão cobertos por conchas fossilizadas, que inspiraram o logotipo da vinícola.

Vinhos

 

Branco

Fontemorsi Tresassi Toscana IGT 2011

Corpo MédioBeberSem madeira

 

Rosé

Fontemorsi Rosato di Fontemorsi Toscana IGT 2015

Corpo MédioBeberSem madeira

 

Tinto

Fontemorsi Guadipiani Toscana IGT 2011

EncorpadoGuardar pelo menos 3 anosMadeira moderada

 

Fontemorsi Le Tinte Toscana IGT 2012

Corpo MédioBeberSem madeira

 

Fontemorsi Le Tinte Toscana IGT 2013

Corpo MédioBeberSem madeira

 

Fontemorsi Le Tinte Toscana IGT Magnum 2013

Corpo MédioBeberSem madeira

 

Fontemorsi Spazzavento Montescudaio DOC 2009

EncorpadoGuardar ou BeberSem madeira

 

Fontemorsi Spazzavento Montescudaio DOC 2013

EncorpadoGuardar ou BeberSem madeira

Site

Site www.fontemorsi.it

Histórico

Francesco Benasaglio, agrônomo de Brescia, desejava há muito tempo empreender sua própria experiência profissional na produção de vinhos. Com dois velhos amigos, Roberto Ligasacchi, empreendedor e doutor em ciências florestais, e Carlos Sanvitale, arquiteto, iniciaram uma nova aventura profissional, fortemente atraídos pela ideia de enfrentar desafios. Mas a primeira a descobrir Fontemorsi foi Laura Berlucchi, sócia fundadora de uma vinícola em Franciacorta, que com a morte dos irmãos decidiu recomeçar sozinha a produzir vinhos de alta qualidade, a partir de uma pequena propriedade que permitisse acompanhar de perto todas as fases apaixonantes do processo produtivo. Após um ano e meio de pesquisas e avaliações, Laura chega a Montescudaio, província de Pisa, nas colinas do vale de Cecina, e é atraída por uma pequena propriedade vinícola e de oliveiras situada no mesmo lugar onde os etruscos produziam vinhos. A logomarca da Fontemorsi sugere sua história milenar e invoca a estreita ligação com as terras da colina de Montescudaio, onde ainda hoje afloram à superfície conchas fósseis intactas. A Azienda possui uma cantina equipada com moderna tecnologia e uma casa rural com esplêndida vista, onde se explora o agroturismo, além de dois locais no centro histórico de Montescudaio com características arquitetônicas originais, onde ficam um ponto de venda dos vinhos ao público e um wine bar.

Vinhedos da Fontemorsi, de cultivo orgânico

Vinhedos da Fontemorsi, de cultivo orgânico

Vinhedos

A propriedade se estende por 22 hectares, cultivada na maior parte por vinhedos e o restante com oliveiras. A produção está baseada nas variedades locais Sangiovese, Canaiolo e Malvasia Tinta para uma linha tradicional de vinhos, complementadas com Merlot e Cabernet Sauvignon para outra linha de vinhos de estilo internacional. A densidade é de 7.500 plantas por hectare, onde a operação manual ocupa a maior parte dos trabalhos, preservando a mão de obra tradicional da região. Com um ambicioso projeto ecológico implantado, a vinícola realiza uma viticultura de baixo impacto ambiental, aderindo a um programa oficial de pesquisa em viticultura sustentável. A vinícola aposta nesses procedimentos para revelar as peculiaridades e o potencial do terroir, conferindo aos vinhos personalidade única. Desde 2008 todos os vinhedos são cultivados com métodos orgânicos, certificados pela Associação Italiana de Agricultura Biológica.

Produção

Atualmente são produzidas 40.000 garrafas de vinhos brancos, rosés e tintos classificados como DOC e IGT, além de 3.000 litros de azeite extravirgem orgânico.

 

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.      © 2017 Premium Wines

gerenciarte