Premium Wines
Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588
São Paulo - SP - 11 2574-8303

30-mai-17  MERCADO

A PREM1UM aposta no Jura

Recentemente, visitamos alguns produtores no Jura e descobrimos a vinícola Champ Divin do casal belga Valérie e Fabrice Closset-Gaziaux

DOMAINE RASPAIL-AY

Sul do Rhône
França
Família Raspail-Ay

Família Raspail-Ay

A Vinícola

Pequeno produtor familiar há cinco gerações, esse tradicional domaine está situado em uma das mais nobres sub-regiões do sul do Rhône: Gigondas. Seus vinhos concentrados são produzidos com quase totalidade de Grenache (75%), que se manifesta nos aromas perfumados e na presença de frutas vermelhas frescas. A Syrah e Mourvèdre completam o corte, adicionando taninos e acidez. São 18 ha de vinhedos, com vinhas de 45 anos de idade, em média, a partir das quais são produzidos vinhos elegantes e de grande longevidade.

Domaine Raspail-Ay foi fundada em 1850.

Proprietário

Dominique Ay
Dominique Ay

 

Vinhos

 

Tinto

Domaine Raspail-Ay Gigondas 2012

EncorpadoGuardar pelo menos 3 anosBoa presença de madeira

 

Domaine Raspail-Ay Gigondas 2013

EncorpadoGuardar pelo menos 3 anosBoa presença de madeira

 

Domaine Raspail-Ay Gigondas 375ml 2009

EncorpadoGuardar ou BeberBoa presença de madeira

 

Domaine Raspail-Ay Gigondas 375ml 2010

EncorpadoGuardar ou BeberBoa presença de madeira

 

Domaine Raspail-Ay Gigondas 375ml 2013

EncorpadoGuardar ou BeberBoa presença de madeira

História

O Domaine Raspail-Ay está nas mãos da família há cinco gerações, desde 1850, em pleno coração da região do Gigondas. A direção atual é de Dominique Ay, descendente de Eugene Raspail, o fundador. A filosofia da empresa é manter a tradição na elaboração dos vinhos da AOC Gigondas, tinto e rosé, aprimorada através dos anos para explorar as excepcionais condições naturais do terroir. Dominique Ay é também Presidente do Sindicato da AOC Gigondas.

Entrada do Domaine Raspail-Ay

Entrada do Domaine Raspail-Ay

Vinhedos

São 18 ha de vinhedos próprios, com vinhas de idade média de 45 anos, situados na entrada de Gigondas, circundando a sede da vinícola, bem abaixo da barreira natural constituída pela elevação denominada Dentelles du Montmirail. O solo é argilo-calcário e a orientação de exposição é leste-oeste. As variedades plantadas são típicas do corte tradicional da região, Grenache Noir, Syrah e Mourvèdre, e toda a área está classificada na AOC Gigondas.

Os vinhos do Domaine Raspail-Ay são maturados em grandes tonéis de carvalho

Os vinhos do Domaine Raspail-Ay são maturados em grandes tonéis de carvalho

Produção

As uvas são colhidas à mão, selecionadas e desengaçadas, iniciando a vinificação com uma longa maceração (1 mês). Em seguida, o vinho matura durante 18 a 24 meses nos antigos tonéis de 40 a 130 hectolitros da propriedade. Apenas 2 anos após a colheita o Gigondas tinto do Domaine Raspail-Ay fica disponível para o mercado.

 

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.      © 2017 Premium Wines

gerenciarte