Premium Wines
Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588
São Paulo - SP - 11 2574-8303

30-mai-17  MERCADO

A PREM1UM aposta no Jura

Recentemente, visitamos alguns produtores no Jura e descobrimos a vinícola Champ Divin do casal belga Valérie e Fabrice Closset-Gaziaux

FRÉDERIC MABILEAU

Loire
França
Frédéric Mabileau, enólogo e produtor

Frédéric Mabileau, enólogo e produtor

A Vinícola

A família Mabileau está no ramo vinícola desde 1620. Frédéric Mabileau começou a se dedicar à produção de vinhos em 1988 em Saint-Nicolas-de-Borgueil e, desde então, tem se destacado pela excelência de seus rótulos. Seus 28 ha de vinhedos, a maioria deles com vinhas entre 35 e 50 anos de idade, receberam a certificação de orgânicos em 2010, motivando-o a produzir vinhos biodinâmicos. A obsessão de Frédéric Mabileau pelos detalhes, como o intenso trabalho manual nas vinhas, colheita 100% manual e duas mesas de seleção de uvas, resulta em vinhos equilibrados e de extrema elegância, valorizando a ainda pouco reconhecida Cabernet Franc. O Saumur, produzido com Chenin Blanc na parcela de Puy Notre Dame, é um vinho que combina riqueza e mineralidade e que pode levar simplesmente ao paraíso.

Proprietário

Frédéric Mabileau
Frédéric Mabileau

 

Vinhos

 

Branco

Frédéric Mabileau Saumur Chenin Blanc Du Puy 2009

Corpo MédioGuardar ou BeberMadeira moderada

 

Tinto

Frédéric Mabileau Saint-Nicolas-de-Bourgueil Les Coutures 2010

Corpo MédioGuardar ou BeberMadeira moderada

 

Frédéric Mabileau Saint-Nicolas-de-Bourgueil Les Coutures 2013

Corpo MédioGuardar ou BeberMadeira moderada

 

Frédéric Mabileau Saint-Nicolas-de-Bourgueil Les Rouilières 2014

Corpo MédioGuardar ou BeberSem madeira

 

Frédéric Mabileau Saint-Nicolas-de-Bourgueil Les Roulières 375 ml 2015

Corpo MédioGuardar ou BeberSem madeira

Site

Site www.fredericmabileau.com

A Empresa

O primeiro vinhedo plantado por Frédéric Mabileau, em Rouillères, gerou vinhos em 1991 e se tornou o principal rótulo da vinícola. A cultura mista com aspargos brancos deu lugar a novos vinhedos, nascendo dois novos rótulos, Eclipse e Coutures, em 1996. Em 2003, o pai de Frédéric, Jean-Paul, aposentou-se e lhe deu os 15 hectares de seu Domaine, coincidindo esse aumento de território com seus primeiros passos na direção da agricultura orgânica, intensificando os trabalhos de solo e abandonando o uso de produtos químicos tradicionais. Nessa época, surge o vinho Racines, produzido a partir de velhas vinhas plantadas pelo seu avô no terreno de argila e seixos de Chouzé sur Loire. O nome é um tributo às três gerações que ali trabalharam antes de Frédéric. Em 2007, surgiu o Saumur branco, nascido de uma paixão pela Chenin, plantada em uma parcela considerada perfeita, exatamente 60 anos após seu avô produzir seu primeiro vinho.

Colheita nos vinhedos biodinâmicos de Frédéric Mabileau

Colheita nos vinhedos biodinâmicos de Frédéric Mabileau

Vinhedos

O Domaine Frédéric Mabileau possui ao todo 28 hectares de vinhedos, a maioria dentro da apelação Saint Nicolas de Bourgueil. São plantadas as tintas Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon e a branca Chenin Blanc. O rendimento dos vinhedos é mantido baixo pelo uso de importante raleio precoce (corte de cachos verdes) e a maturação é monitorada para o mais perfeito nível possível por poda de folhas e avaliação local. As uvas passam por seleção durante a colheita e depois por duas mesas de triagem antes da vinificação. A colheita é manual e o transporte para os tanques é feito por correias transportadoras, para garantir a integridade dos frutos. Desde maio de 2007, a vinícola aderiu a um programa de respeito aos procedimentos biológicos nos vinhedos. Depois de 3 anos de verificações regulares pela empresa Ecocert de certificação, foi concedido o nível AB.

Produção

A produção anual do domaine é de 1.300 hectolitros, ou 173.000 garrafas. A capacidade de elaboração é de 247 mil litros, dividida em tanques de cimento e de aço inox. Utilizam prensa horizontal e a capacidade de estocagem climatizada é de 100 mil garrafas.

 

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.      © 2017 Premium Wines

gerenciarte