Premium Wines
Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588
São Paulo - SP - 11 2574-8303

01-abr-17  MERCADO

Novidades do Dão

A PREMIUM acaba de incorporar ao seu portfólio os vinhos Casa da Passarella, que vem se juntar às linhas Somontes e Villa Oliveira, da mesma vinícola.

PortugalLisboa (Estremadura)

Capital de Portugal, Lisboa é a referência da região de Estremadura

Capital de Portugal, Lisboa é a referência da região de Estremadura

A Região

Os vinhos de Indicação Geográfica Lisboa provêm de uma região com forte tradição vinícola, que abrange todos os concelhos da faixa atlântica ao norte do estuário do Tejo, confinando a norte com a região de Beiras e a Leste com a de Tejo. Engloba diversas denominações de origem conhecidas pela sua tradição e prestígio, entre elas, Bucelas, Carcavelos, Colares, Alenquer, Arruda, Torres Vedras, Óbidos, além de Encostas d`Aire e suas duas sub-regiões Alcobaça e Ourém.

É uma das maiores do país em termos de área cultivada e de produção de vinho, dando origem a tintos, brancos, rosados, vinho leve e espumantes. Tem grande diversidade climática, vegetativa e geológica.

Mapa de Lisboa (Estremadura)

Mapa de Lisboa (Estremadura)

Variedades de Uvas

Brancas

Entre as 39 castas brancas, as mais expressivas são Fernão Pires (Maria-Gomes) e Arinto (pedernã). Esta apresenta-se nervosa, cítrica e com ótima acidez, e pode gerar vinhos elegantes quando trabalhada sozinha ou em cortes.

Tintas

Entre as 18 castas tintas regulamentadas pelas denominações da região, destacam-se: alfrocheiro, aragonez (ou tinta-roriz), baga, castelão (periquita), syrah e touriga nacional.

Características

A região de Lisboa é a província que manifesta uma complexidade mais acentuada, seja qual for o caráter que tenhamos de considerar.

No aspecto geológico, tem representação de todas as idades. As terras de aluvião contrastam com as encostas onde abunda o calcário secundário e as várzeas opõem-se aos maciços montanhosos da fronteira oriental.

Na apreciação climática pode-se considerar na transição entre a zona dos ventos úmidos e permanentes de Oeste e a dos estios secos. A queda pluviométrica anual que se situa entre os 600-700 mm. Não apresenta grandes amplitudes térmicas

O tipo de vegetação da parte norte aproxima-se de um tipo da Europa Central, enquanto na extremidade meridional já apresenta características mediterrânicas.

É uma terra de dispersão e pluralidade, sendo por vezes referenciada como terra onde abundam os paradoxos.

As videiras encontram na diversidade da região manifesta preferência por alguns destes, designadamente os solos calcários pardos ou vermelhos de margas ou parabarros e arenitos finos, os solos mediterrânicos pardos ou vermelhos normais e ainda os solos litólicos não húmicos, estes com representação na parte mais setentrional da região.

Os Vinhedos

A região de Lisboa possui 30.714 hectares de vinhedos, dos quais quase 8.000 hectares estão inscritos oficialmente, sendo 6.000 classificados para vinhos Regionais Estremadura e 1.979 distribuídos entre as DOCs:

Alenquer - 613 ha

Arruda - 263 ha

Bucelas - 132 ha

Carcavelos - 10 ha

Colares - 17 ha

Encostas d`Aire - 56 ha

Lourinhã - 50 ha

Óbidos - 179 ha

Torres Vedras - 868 ha

Site

Site www.vinhosdaestremadura.pt

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.      © 2017 Premium Wines

gerenciarte