Premium Wines
Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588
São Paulo - SP - 11 2574-8303

01-abr-17  MERCADO

Novidades do Dão

A PREMIUM acaba de incorporar ao seu portfólio os vinhos Casa da Passarella, que vem se juntar às linhas Somontes e Villa Oliveira, da mesma vinícola.

PortugalDouro-Porto

Nossos Produtores Douro-Porto

Porto Quevedo

Quinta do Infantado

Elaboração de vinhos do Porto

Os vinhos do Porto têm em geral açúcar residual de 80 a 110 gramas/litro. Este nível de açúcar se deve à interrupção da fermentação quando apenas parte do açúcar total foi fermentado (convertido em álcool e CO2). Esta interrupção é feita adicionando-se aguardente vínica ao mosto parcialmente fermentado, o que se dá geralmente entre o terceiro e o quinto dia da fermentação. O produtor tem então menos tempo para extrair a cor e os taninos do mosto, por isto se usa em alguns casos a pisa a pé, que promove extração vigorosa destes componentes sem promover a indesejável superextração.

Estilos de vinhos do Porto

Existem inúmeros estilos de vinho do Porto, e é sempre bom ter em mente suas principais características. Muito basicamente, os Portos se dividem entre datados e não datados. Os não datados são os Ruby, em geral menos envelhecidos e com frutado mais presente, e os Tawny (aloirado), que são assim chamados por passarem mais tempo envelhecendo em grandes cascos, para que a opulência da fruta se transforme em nuances delicadas, sutis e complexas. Os tawnies podem ainda ter referência de idade (10, 20 e 30 anos, e ainda mais de 40 anos), sendo geralmente esta a idade média da mescla. Os datados são os Vintage (feito em anos excepcionais, com curto envelhecimento – 2 anos – e para longa guarda), os Late Bottled Vintage (médio tempo de envelhecimento – 4 anos – e elaborado a partir de uvas que seriam ‘quase’ para Vintage) e os Colheita, que são elaborados como tawny de uma única safra. Em geral, os Ruby e Tawny podem ser consumidos aos poucos, e os Vintage devem ser consumidos logo após a abertura.


 

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.      © 2017 Premium Wines

gerenciarte